Modalidade de Líderes

Segunda, 10 de Janeiro de 2022

Modalidade de Líderes

INTRODUÇÃO

            Assim como existem vários tipos de líderes, também existem vários tipos de liderança. Isso faz com que a definição de liderança seja bastante abrangente e diversificada. Ela pode ser curta ou extensa. Depende muito do ponto de vista de cada pessoa e do contexto onde ela está inserida.

            Não existe nenhum estilo de liderança perfeito. Em todos eles, há aspectos positivos e negativos. Isso depende muito das circunstâncias de quem lidera e de quem é liderado. É por isso que o líder, para ser eficaz, precisa possuir muita habilidade nesta função.

 

TIPOS DE LÍDER E DE LIDERANÇA

            Líder Autocrático – É autoritário, dominador; centralizador e absolutista. Seu poder é absoluto e ilimitado. Normalmente sua política de governo é marcada pelas suas ações pessoais.

            Líder Coercitivo – É aquele que lidera por meio da coerção. Faz questão de tratar os subordinados com superioridade, de maneira truculenta, severa e violenta. É intolerante e agressivo. Embora esse tipo de líder sejas encontrado em algumas organizações (até na igreja), é no serviço militar e nas forças armadas onde ele mais aparece. Quando se trata de segurança nacional, de acordo com alguns pesquisadores, este tipo de líder é necessário.

            Líder Executivo – É possuidor de habilidades técnicas para dirigir e organizar os negócios técnicos e burocráticos de um governo, de uma empresa ou de uma instituição. Sua principal função diretiva é colocar especialistas e operacionais nos lugares certos em busca de resultados positivos e produtivos. Seu relacionamento com os subordinados é puramente em caráter profissional e trabalhista. Além disso, não costuma ter contado direto com pessoas de hierarquia inferior. Está sempre cercado de assessores, normalmente aduladores. Este é o tipo de líder que a igreja não precisa.

            Líder Distributivo – É aquele que distribui tarefas aos operadores e se ocupa em vigiá-los, lhes cobrando produtividades previstas.  É obedecido pela força da necessidade ou dos interesses dos subalternos. Via de regra, essa maneira de liderar é a que tem sido mais usada na indústria e no comércio.

            Líder Educativo – É aquele que, de maneira técnica e exemplar, interage com os subordinados, ensinando e aprendendo novas maneiras de executar tarefas. Ele conscientiza os subordinados da responsabilidade e das finalidades das tarefes. Por estar sempre aberto para ouvir, termina criando vínculo afetivo entre ele e os liderados. Nesse tipo de líder, reúnem algumas características do líder transformador. Esse método de liderar é bastante válido, mas, para certas pessoas e em certas circunstâncias, ele apresenta algumas fragilidades.

            Líder Transformador – É de caráter revolucionário. É aquele que tem habilidades para mudar a mentalidade das pessoas passivas de mudança. Ele trabalha o caráter e a habilidade técnica dos seus companheiros, aproveitando os aproveitáveis e aperfeiçoando os aperfeiçoáveis. Com seu talento, ele consegue transformar indivíduos dispersos em equipe coesa. Com vista no crescimento da instituição, ele investe no crescimento dos indivíduos, e consequentemente do grupo. Dos personagens bíblicos, quem mais possuía e colocava em prática esse talento era o Senhor Jesus, Davi e Paulo. Hoje em dia, esse tipo de líder é muito utilizado no mundo dos esportes competitivos.

            Líder Carismático – No mundo acadêmico, é chamado de “líder inspirador”. Trata-se de um dom que a pessoa nasce com ele.  Este tipo de líder é identificado pela sua empatia, obsequiosidade e solidariedade. Normalmente ele só explora seu talento quando é empurrado pelo grupo. É aquela pessoa, para quem os colegas dizem: “você deveria se candidatar a tal cargo”. Ao líder carismático, os subordinados obedecem como quem quer e não como quem deve. Via de regra, para ser obedecido, ele não precisa tratar, com ameaças, nem grupos nem indivíduos. Sua presença, além de estimular a equipe, causa sensação de segurança. Nesse tipo de líder, se reúne algumas qualidades, tanto do líder educativo como do transformador.

            Líder Servo – É aquela pessoa que não se eleva aos subordinados com atitude de superioridade. Por ser bastante prestativo, age mais como um membro do grupo que propriamente dito, como um chefe. Antes de pensar no bem-estar da organização, ele pensa no bem-estar dos seus companheiros. Pois sabe que o êxito da organização depende diretamente do desempenho da sua equipe.

            A principal característica do líder servo é o sentimento de compaixão e de solidariedade. Ele se mostra interessado pelos problemas dos seus liderados, a fim de ajudá-los. Este modelo de liderança é novidade no mercado de trabalho. Começou a ser colocado em prática, em caráter de experiência, à pouco tempo. Os executivos que adotaram esse modelo, testificam que a produtividade dos seus negócios tem crescido consideravelmente.

            Quando lemos o evangelho, verificamos que o estilo do Senhor Jesus liderar tem um pouco de líder educativo, carismático e transformador. Mas o estilo que mais se enquadra na sua liderança é o de líder servo. Pois embora sendo ele o próprio Deus em pessoa, não se eleva sobre os seus discípulos nem os trata com superioridade; em vez de ser servido pelos seus companheiros, prefere servi-los (Jo 13:5; Mt 10:24-25; Mc 10:45).

 

Pr. Espedito Marinho